domingo, 1 de agosto de 2010

O TERRENO DO GALOCHA

Ricardo Montedo

Algumas pessoas podem ter ganhos modestos ou exorbitantes, tanto faz. Estarão sempre endividadas, pois são absolutamente incapazes de viver de acordo com o que ganham. É um desvio de conduta que encontramos em todos os níveis sociais e profissionais, sejam os rendimentos mais ou menos polpudos.
Galocha era um desses. Apesar do salário razoável que recebia como primeiro-sargento, vivia atolado em dívidas, pelos gastos estapafúrdios que fazia por compulsão.
Hoje, se diz que isso é doença, mas naqueles tempos de mil novecentos e cinqüenta e poucos o entendimento era bem outro, ainda mais no 144 RC, cujo comandante não admitia que nenhum comandando seu deixasse de honrar suas dívidas,pois isso mancharia o bom conceito que os militares gozavam junto ao comércio de São Pedrito. No 144, todos sabiam: cobrador no quartel, cadeia na certa.
Foi isso o que também pensou Galocha quando o ordenança veio chamá-lo para ir até o gabinete do comandante, e, lá chegando, encontrou muito bem acomodado, a tomar um cafezinho, "seu " Cátila Manos.
Explico: Cátila Manos era o agiota mais antigo e implacável da cidade e ganhava muito dinheiro com os incautos que a ele recorriam, pois, naquela época, a atividade era apenas privada, sem a concorrência da agiotagem oficial e escancarada que a todos nós assola hoje em dia.
Foi a esse agiota que Galocha, num momento de desespero, recorreu para obter grande soma em dinheiro. Como um empréstimo nessas circunstâncias constituía crime, o ardiloso Cátila fê-lo assinar uma dúzia de promissórias, referentes ao parcelamento da venda de um terreno, fictício, claro.
Mas, voltemos ao gabinete do comandante. Nem bem Galocha terminou de apresentar-se e foi interpelado pelo coronel:
- Pois, Sargento Galocha, como vê, estou recebendo a visita do seu Cátila, que veio cobrar uma conta que não consegue receber de você.
- De fato, senhor, eu estou com dificuldades para pagar as promissórias. Até agora só consegui pagar duas.
Querendo fazer uma média com o coronel, o agiota argüiu:
- Veja só, comandante, parcelei o terreno em doze vezes, facilitei tudo o que podia, e o sargento me dá calote!
“Agora tu vai ver, velho safado!”, pensou Galocha. E emendou:
- De fato, coronel, o seu Cátila tem toda a razão.Não sou digno da confiança que ele depositou em mim. Mas estou muito envergonhado, e tenho uma proposta.
- Que proposta? - quis saber o coronel.
- Bem comandante, como indenização, o seu Cátila fica com o dinheiro das duas promissórias que já paguei, e eu devolvo a ele o terreno.
O coronel sorriu, satisfeito com o que acreditou ser uma grande demonstração de honestidade por parte de seu subordinado.
- Que maravilha. Excelente proposta, não lhe parece, seu Cátila. Meu sargento lhe devolve o terreno, rasgamos as promissórias e o senhor ainda fica no lucro.
- Mas, comandante ....

- Não tem mas, nem meio mas. O assunto está encerrado.
E, pegando as promissórias das mãos do agiota, para desespero do mesmo, rasgou-as todas.
- Pode ir, Sargento Galocha. Não serás punido pela dívida, pois tiveste uma atitude muito digna. Meus parabéns!
- Obrigado, senhor.
– disse o Galocha, fazendo continência e retirando-se rapidamente, antes que começasse a gargalhar, mas ainda a tempo de observar a raiva do velho Cátila que,sem poder dizer um ai, ainda teve que aceitar os cumprimentos do coronel pelo bom coração que tinha demonstrado possuir.

4 comentários:

  1. kakakakaka
    cabra bom....
    esses agiotas...

    ResponderExcluir
  2. adorei a história, bem feito para o agiota.

    ResponderExcluir
  3. e agora onde está o OFICIAL SEM CARÁTER, que se sempre se sobressai como GARBOSO VIRIL E CORRETO, como alguns comentaram em artigos anteriores?
    quem ri qui, de um sargento SEM CARÁTER, INESCRUPULOSO E IRRESPONSÁVEL é aqeuele que certamente fez tais comentários. Será que é realmente engraçado agir dessa forma?

    ResponderExcluir
  4. Tenho para mim a impressão de que, no fundo, o coronel sabia da exploração que o sargento "safo" (no bom sentido) vinha sofrendo. E muitos dos nossos ainda sofrem! Garboso? Talvez. Viril? Não cabe a mim julgar. Correto? Há controvérsias. Agora, há de concordar que JUSTO... Ahh isso é incontestável!! Os politicamente corretos que fiquem com suas convicções mas, provavelmente, o agiota deixaria de pensar na Força como um bando de possíveis clientes inocentes!

    ResponderExcluir

Os comentários estão sujeitos a aprovação pela moderação.