domingo, 29 de novembro de 2009

O DESPEJO DO "SOUZA LOUCO"

Ricardo Montedo

O sargento Souza foi uma das tantas figuras estranhas que apareceram no 144 RC ao longo de sua história. Jeitão esquisito, desbocado, sem meias palavras e de pavio muito curto, sua maneira de ser lhe rendeu a fama de maluco, daí todos o tratarem por “Souza Louco”.
Souza nunca administrou muito bem o seu salário, volta e meia via-se às voltas com dívidas e cobradores, o que lhe causou muitas situações que para a maioria seriam constrangedoras, mas não para ele. Eis uma delas:
Numa manhã de inverno, um oficial de justiça esteve no quartel, dando-lhe o prazo de vinte e quatro horas para desocupar a casa que alugava, pois no dia seguinte seria executada a ação de despejo movida pelo proprietário, eis que o aluguel não era pago havia seis meses.
Sem pestanejar, Souza dirigiu-se ao capitão chefe da fiscalização administrativa, solicitando o empréstimo do caminhão comercial, o que conseguiu de imediato.
Só que o velho Chevrolet estava com problemas mecânicos e só saiu da oficina regimental lá pelas três horas da tarde, quando então o Souza, acompanhado do cabo motorista e três soldados, começou a carregar a mudança.
Quase quatro horas depois, já noite fechada, com toda a tralha embarcada, o motorista dá partida no caminhão e pergunta:
- E então, sargento, para onde vamos?
- Tchê, ainda não sei. Primeiro, vamos procurar uma casa para alugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estão sujeitos a aprovação pela moderação.